terça-feira, 25 de março de 2008

Bom Demais!

Felizes daqueles que moram em um lugar cheio de coqueiros. Sim, porque água de coco é bom demais! Os dias quentes que estão por vir pedem algum líquido refrescante. Aqueles dias de sol, muito calor, sugerem este delicioso acompanhamento: a água de coco.
Não é necessário estar na praia, não. Água de coco combina com calçadão, combina com piscina, combina com parque, combina até com ambiente de trabalho – se o chefe deixar!
É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha tomado, e também alguém que não goste de água de coco. Quando bem gelada, além de refrescante, é hidratante e nutritiva. No verão, é importantíssimo manter-se hidratado, pois a perda de água através da transpiração pode trazer graves prejuízos à saúde. A água de coco é riquíssima em sais minerais (como potássio e fósforo) que também são importantes para reposição da perda pela transpiração.
Quando estamos falando em saúde, podemos também pensar em saúde da pele. Quando estamos desidratados, nossa pele perde aquela textura adequada, aquela que gostamos de ver no espelho e de tocar. Quando estamos bem hidratados, isso também se reflete na pele, e a nossa pele fica linda novamente.
A pele pode ser hidratada através do uso de cremes adequados ou da ingestão de líquidos. Aí entra a água de coco, nos hidratando e ainda nos nutrindo com seus componentes. E outra coisa muito boa da água de coco é que tem baixo valor calórico. São apenas 40 kcal (em média) para um copo com 200mL. O mais calórico mesmo é a polpa da fruta, nós já sabemos.
E, para quem gosta de água de coco, e quer tomá-la junto com outras frutas, pode fazer uma batida, misturando a água de coco com frutas picadas. Por exemplo, misturar um copo de água de coco com polpa de abacaxi, algumas folhinhas de hortelã e umas gotas de adoçante, dão um suco bem gostoso e nutritivo, e de baixíssimo valor calórico.
Experimente usar mais a água de coco no seu dia-a-dia. Você se sentirá mais saudável, por dentro e por fora. E sua pele agradece!

Esta coluna foi publicada em 22/09/2006, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: