segunda-feira, 17 de março de 2008

Depois da Páscoa, a Batalha

Mal terminou o domingo e já tinha gente falando sobre as calorias consumidas a mais no dia de Páscoa. Isso porque domingo passado foi o dia de ganhar ninhos cheios de ovos, trazidos pelo coelhinho. Segunda-feira então, foi aquela choradeira. Porém, ninguém doou seu ninho ou escondeu pra não ver aquelas delícias que pediam para ser devoradas, não é mesmo?
Ainda mantemos na minha família a tradição de ganhar ninhos de Páscoa. Quando eu e minhas irmãs éramos mais novas, meus pais escondiam os ninhos pela casa ou, algumas vezes, pelo jardim. E era aquela bagunça: procurar ninhos, encontrar o ninho dos outros e brincar comendo chocolate.
A minha mãe ainda mantém a tradição de fazer ovinhos recheados com amendoim doce, que chamamos carinhosamente de “cri-cri”. Na verdade, os ovinhos de “cri-cri” é uma exigência familiar: se não tem, não é (ou não parece que é) Páscoa. Os ovinhos (a casca) são de galinha, coloridos, pintados à mão. Durante o ano, a gente vai juntando as cascas de ovos que foram usados, e, quando, chega perto da Páscoa, se pinta as casquinhas e as reserva para fazer os ovinhos recheados de “cri-cri”.
Agora, quando temos nosso ninho na frente, como podemos nos controlar? Ganhamos caixas de bombons, caramelos recheados, trufas, balas, coelhos de chocolate, amendoim doce, entre outras delícias. É difícil segurar, não é mesmo? Então está na hora de usarmos o nosso cérebro para calcular as nossas calorias.
Se quisermos comer uma barrinha de chocolate, a melhor hora é: no lanche da tarde (quando bate aquela vontade de comer uma coisinha); imediatamente antes de sair para caminhar ou correr no final da tarde; antes de ir para a academia. Mas lembre-se: é uma barrinha ou um pedaço de chocolate e não todo o coelho maciço que você ganhou!
Todos nós sabemos que o chocolate tem bastante calorias. Aqueles que vêm com pedacinho de castanha, nozes, amêndoas, frutas, tem ainda mais calorias. O chocolate ligth tem menos calorias que o comum, mas também tem calorias e elas devem ser levadas em conta. O chocolate diet foi elaborado para pessoas que são diabéticas, e contém tantas calorias quanto o chocolate comum, só que sem açúcar.
Se você não pode ficar sem chocolate nestas semanas que seguem a Páscoa, o melhor é cuidar do restante da alimentação. Abusar de saladas, frutas, legumes e verduras nas principais refeições. Diminuir o consumo de carboidratos simples, como tirar o açúcar do cafezinho e evitar sobremesas, além de fazer atividade física sempre que puder – pelo menos três vezes por semana.
Não chore sobre o chocolate derretido. Faça alguma coisa, antes que isso pese na balança no final do mês. Não só no de março, mas no de abril, maio...

Esta coluna foi publicada em 02/04/2005, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: