
E correr de verdade – colocar os tênis e roupa fresquinha e sair por aí dando longas e velozes passadas pelas ruas... Você está interessado? Pois bem, vamos falar um pouco sobre esse exercício bastante praticado no Brasil. Não como um esporte (maratona) mais como exercício (movimentar o corpo).
Correr é uma excelente forma de queimar calorias e trabalhar o sistema cardio-respiratório. Pode ser praticado por homens, mulheres, jovens e idosos, dentro das suas capacidades e limitações. Antes de começar a correr, é importante realizar uma avaliação médica e receber instruções de um educador físico.
Muitos pontos importantes devem ser destacados para quem está interessado em começar a correr – na rua ou na esteira. As dicas mais importantes, inicialmente, seriam: use um bom pare de tênis e roupas adequadas, cuidar com o treino excessivo, e cuidar da hidratação antes, durante e depois do treino.
Para quem corre no calor, algumas medidas são necessárias: beber muita água, evitando café e bebidas alcoólicas; usar roupa branca ou clara; escolher um bom horário e um percurso com sombra.
Quem corre no frio deve: fazer um bom aquecimento antes de correr; escolha roupas adequadas e que permitam transpirar adequadamente; proteja as extremidades; proteja-se do vento; reponha os líquidos mesmo sem sentir sede.
Finalmente, o que considero de importância maior: alimentação. Na corrida, o gasto energético é muito alto. Por isso, o corredor ou corredora deve ter uma alimentação adequada em nutrientes e suficiente em energia. Tomar um bom café da manhã e almoçar adequadamente melhora o rendimento da corrida no final da tarde. Um jantar leve proporciona uma boa noite de sono – e descanso.
Alguns corredores fazem uso de suplementos, em especial os suplementos de carboidrato. Para quem está bem treinado e corre longa distância – ou bastante tempo – vale a pena pensar em uma energia extra durante o exercício. Talvez a mensagem mais importante deste texto seja eu encorajar a prática de atividade física. Seja caminhar, alongar, correr... o ideal mesmo é sair do comodismo e se movimentar!
Esta coluna foi publicada em 04/04/2008, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário