sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Leia o Rótulo Antes

A leitura do rótulo pode fazer toda diferença na escolha dos alimentos. Verificar se contém ou não contém gorduras trans, verificar a quantidade de gordura saturada ou mesmo de carboidratos... Mas o que isso tudo significa? Como devemos ler e interpretar estas informações?
Ler o rótulo não tem mistério. As informações nutricionais contêm ou deveriam conter a mesma lista de nutrientes em todos os alimentos industrializados. Não basta ler somente os ingredientes utilizados: é importante ler a tabela de informações nutricionais e “traduzi-la” à nossa realidade.
Vá lá na cozinha e pegue qualquer alimento industrializado – um biscoito, leite em pó ou gelatina. Vamos, passo a passo, lendo o rótulo.
1. Calorias: é igual à quilocalorias (kcal) e significa “energia”. São três os nutrientes principais de energia: carboidratos, proteínas e gorduras.
2. Carboidratos: cada grama de carboidratos fornece 4 calorias. São a primeira fonte de energia para o organismo. Isso significa que devemos consumir metade da nossa “cota” diária de calorias em carboidratos (entre 50 e 55%). Os carboidratos são encontrados em frutas, verduras, grãos integrais e são chamados “complexos”. O que devemos evitar na nossa alimentação diária são os carboidratos “simples” – açúcares refinados, pois fornecem energia vazia (ou seja, sem nutrientes).
3. Proteínas: cada grama de proteína fornece 4 calorias. São chamadas de nutrientes de construção, pois estão envolvidas com a formação de células, enzimas e hormônios. Fornecem também os aminoácidos. No dia-a-dia, consumimos mais proteínas em alimentos de origem animal (carnes, leite e derivados) e vegetal (leguminosas). Devemos consumir entre 12 e 15% do valor energético em proteína.
4. Gordura trans: é a gordura vegetal que sofre hidrogenação – leia-se “gordura vegetal hidrogenada”. Esse processo é muito utilizado na produção de margarinas, e a gordura vegetal hidrogenada é muito utilizada em biscoitos, bolos, sorvetes e tortas. Não se recomenda o consumo deste tipo de gordura.
5. Gordura saturada: cada grama de gordura (de qualquer tipo) fornece 9 calorias. A gordura saturada está relacionada com o aumento do colesterol ruim e maior risco de doenças cardiovasculares. Este tipo de gordura é encontrada em alimentos de origem animal, óleo de coco e dendê.
6. Colesterol: é um tipo de gordura que só é encontrado em alimentos de origem animal. Apesar da fama de mal, é muito importante para o organismo, pois está envolvido na produção de hormônios, na formação da membrana plasmática e da bile. A ingestão diária não deve ultrapassar os 300mg. Entã, cuidado com bacon, vísceras e gema de ovo.
7. Fibras: são substâncias que não são absorvidas pelo organismo, logo não apresentam valor energético. Os alimentos ricos em fibras são frutas, grãos integrais, leguminosas, legumes e verduras. A quantidade de fibra recomendada por dia é de 30 gramas.Mais importante que se preocupar com a quantidade calórica de um alimento é se preocupar com a qualidade calórica do mesmo. De onde vem a energia? A resposta a esta pergunta é que deve guiar nossas escolhas.

Esta coluna foi publicada em 15/08/2008, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: