
E este não é um problema feminino: homens também têm retenção de líquidos, especialmente os sedentários e aqueles com uma alimentação inadequada. Alguns alimentos estão relacionados com a retenção de líquidos, como o sal, que é rico em sódio. O sódio é um mineral que favorece o inchaço, pois causa retenção de líquidos. Os alimentos ricos em sódio são: embutidos (mortadela, salame, presunto), queijos amarelos, enlatados, preparações temperadas excessivamente com sal.
Alguns momentos exclusivamente femininos causam retenção de líquidos pela alteração hormonal: gestação é o melhor exemplo. Na gravidez é preciso redobrar os cuidados com a retenção de líquidos, para que não haja aumento da pressão arterial e ofereça perigo para a mãe e para o bebê.
Outro momento bem feminino é a TPM (tensão pré-menstrual), onde a influência dos hormônios causa retenção hídrica. Os hormônios influenciam de forma negativa até mesmo na hora de se alimentar – a ansiedade do período pré-menstrual faz com que as escolhas sejam erradas, e as opções sempre são alimentos que “excitam” as papilas gustatórias (chocolate, pimenta, sal, frituras).
Uma das melhores alternativas para a retenção de líquidos sumir de vez é praticar exercícios físicos. Com o corpo em movimento, o suor acaba levando à perda de minerais e, com eles, água. Ficar ativo é uma ótima maneira de desinchar.
Mesmo que pareça contraditório, a recomendação para inchaço é: beber muita água. Isso facilita a filtragem do sangue, eliminando excesso de minerais, diminuindo o inchaço. Mas isso é valido para a água: não tome refrigerantes, nem sucos. Tome água pura, na sua forma mais “natural”.
Atenção: fique de olho na freqüência com que fica inchada. Pessoas que “vivem” inchadas podem ter problemas mais sérios, como mau funcionamento dos rins, problemas na circulação ou pressão arterial, ou ainda estar fazendo uso de medicamentos que causam retenção (como corticóides). Fique atento também ao funcionamento intestinal, que pode sempre “dar um sinal” de que alguma coisa não está bem.
Alguns alimentos estimulam a eliminação de água do corpo, tais como os chás. As frutas (melão, melancia, abacaxi, morango, ameixa) também dão uma forcinha. Verduras e legumes como alface, agrião, salsão previnem o inchaço porque também contribui com o bom funcionamento do intestino.
Então, para desinchar de uma vez por todas é preciso:
1) Diminuir o consumo de alimentos ricos em sódio;
2) Consumir frutas e verduras diariamente;
3) Beber bastante água – pelo menos 1,5L ao dia;
4) Praticar exercícios regularmente;
5) Procurar um médico para investigar os casos crônicos;
Esta coluna foi publicada em 26/09/2008, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário