quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Emagrecer Dormindo

Calma, não é tão simples assim. Faltou um “pequeno” detalhe no título da coluna: faltou dizer que quem treina queima mais calorias, mesmo que esteja descansando. Isso por causa do metabolismo, pois o esporte mantém o mesmo acelerado.
É uma ótima notícia, não? Depois de malhar, a folga merecida, e ainda continuar queimando calorias... Que coisa boa! Se você é daqueles que tem pavor de colocar o tênis ou tem alergia psicológica à academia, deveria começar a pensar melhor sobre o metabolismo ou sobre músculos.
E quem não sabe que quanto mais massa muscular mais energia o corpo gasta? É simples assim! Não é a toa que muita gente que faz somente musculação começa a perder peso mesmo sem querer. Os músculos permanecem gastando energia ativamente: logo, quando mais músculos, mas calorias o corpo queima – ou seja, metabolismo acelerado.
A composição do corpo (percentual de gordura e de massa magra) é fundamental para determinar o metabolismo. As mulheres apresentam um metabolismo basal até 10% menor que o metabolismo dos homens. Esta é a explicação para o fato de que eles podem comer bem mais que elas e continuar magros...
Basicamente, o cálculo para determinar o metabolismo basal leva em consideração o sexo (masculino ou feminino), a idade (quanto mais idade a pessoa tiver, menor o metabolismo), altura (quanto mais baixa a estatura da pessoa, menor o metabolismo) e o peso corporal (quanto menor o peso corporal, menor o metabolismo). Além deste cálculo, temos que avaliar a atividade física como adicional ao aporte calórico do indivíduo, pois os exercícios aumentam a taxa metabólica.
Além do benefício estético do exercício – emagrecimento – há outra razão para se animar com a prática de atividade física: o treinamento é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes.
Não podemos esquecer da alimentação: a dieta equilibrada é a chave para alcançar muitos objetivos, inalcançáveis somente com exercícios. Não evite os carboidratos (pães, massas, batata), pois eles dão a energia vital para o esporte – a glicose. Não consuma proteínas e gorduras em excesso. Coma frutas e verduras todos os dias, para consumir a necessidade diária de vitaminas, minerais e outros antioxidantes
Alimentação adequada + exercícios regulares = soninho emagrecedor. Tudo de bom!



Esta coluna foi publicada em 14/11/2008, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: