
Costumo dizer que a dieta é a pílula da juventude: você pode tomar a cápsula da velhice, comendo inadequadamente, ou tomar a cápsula da juventude, quando se conscientiza de que precisa consumir alimentos que rejuvenescem. Esta dieta para “velhos novos” se baseia no princípio antioxidante: evite os radicais livres e fique jovem por mais tempo.
A deita antioxidante fortalece o sistema imunológico e previne uma série de doenças, especialmente as crônico-degenerativas. Quem nasceu primeiro: o estresse oxidativo ou a doença? Pois bem, o mais importante é lembrar que este efeito é uma bola de neve crescente: uma é conseqüência do outro.
O estresse oxidativo também é responsável pelo envelhecimento do organismo. Portanto, a ingestão de alimentos antioxidantes auxilia no controle dos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento. Então, os ingredientes desta dieta são indispensáveis e não podem nunca faltar no prato, pois eles irão colaborar na manutenção da saúde, prevenção de doenças e até auxiliar no tratamento.
E não é difícil encontrar estes alimentos, pois eles estão no nosso dia-a-dia. Quer substância mais antioxidante do que a vitamina C da laranja (ou do suco) do desjejum? E a vitamina E contida no azeite de oliva? Ou então o beta-caroteno da cenoura, que irá se transformar em vitamina A no nosso organismo?
Como aumentar o consumo de alimentos antioxidantes:
- inclua frutas, legumes e verduras todos os dias no seu cardápio;
- inclua gérmen de trigo;
- inclua óleos vegetais, especialmente o azeite de oliva extra virgem;
- nozes, castanhas, amendoim, pistache também devem fazer parte da dieta;
Inclua também a gema do ovo, lembrando que é somente uma gema e não várias por dia que serão benéficas. O ovo é amigo da memória, pois é fonte de colina – que melhora a memória e a cognição. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, zinco, cálcio, selênio, ferro e ômega 3 (gordura excelente para o cérebro).
Consuma todos os alimentos moderadamente. Evite comer sempre o mesmo tipo – a chave está na variação dos alimentos consumidos. Quanto maior a variedade, maior a chance de conseguir obter todos os nutrientes necessários.
Consulte seu nutricionista e peça um plano antioxidante. É juventude na certa!
Esta coluna foi publicada em 13/02/2009, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário