
Ter pernas bonitas tem seu preço: evitar a flacidez, a celulite, os pêlos e o peso corporal para que estejam sempre em forma. E quando o assunto é varizes? Aquelas veias aparecendo, como se fossem as páginas de um mapa rodoviário: a gente tem vontade de se esconder, não é verdade?
Mas afinal, o que são estas “veias doentes”? Varizes são veias que se dilataram e ficaram tortuosas. Elas podem se apresentar em diversas formas: apenas como minúsculas linhas avermelhadas ou mais calibrosas e azuladas chegando a formar grandes nódulos, que ultrapassam o plano da pele.
De maneira geral, as varizes têm origem genética. Se sua mãe e avó tem, você tem mais chances de ter também. Mas isso pode ser mudado com hábitos saudáveis. Os exercícios físicos, por exemplo, estimulam a circulação sanguínea, prevenindo o aparecimento de “veias doentes”. Uma alimentação saudável não só mantém um peso saudável, como diminui o risco do aparecimento das varizes.
Outra coisa muito interessante é o costume de carregar muito peso. A nossa mania de encher a mochila de bobagens e levar pra faculdade, ou carregar quilos e quilos de sabe-se-lá-Deus-o-que na nossa bolsa pro trabalho. Sobrecarregar nossas pernas com peso extra, diariamente, pode levar ao aparecimento de vasos dilatados (por causa da pressão) e varizes.
Se você é daquelas que passa o dia inteiro olhando pro computador, levante e dê mexa-se a cada hora. Estique as pernas, massageie (se possível), faça um alongamento no seu escritório. Ou, se nada disso for possível, no final do dia evite deixar as pernas paradas novamente: dê uma caminhada com o seu cachorro, de uma volta na sua quadra, nade, pedale, corra. Faça algum movimento com as suas pernas, para melhorar o fluxo de sangue.
Além disso, vamos a algumas dicas importantes:
· Cuide do salto que você usa. Muito altos devem ser evitados diariamente, pois não permitem a movimentação adequada dos pés (e pernas, conseqüentemente);
· Usar roupas muito apertadas dificulta a boa circulação sanguínea, prejudicando o fluxo sanguíneo;
· Fazer musculação pode ser um perigo pra quem tem pré-disposição para varizes, por causa da pressão exercida sobre as pernas;
· Estresse pode ser também uma causa para varizes, assim como fumar;
· O uso de cremes não garante o não aparecimento, mas previne se for acompanhado de uma boa massagem (que melhora a circulação nas pernas);Então, vamos nos cuidar! Afinal, nem tudo é eterno. E nossas pernas são nosso veículo: deve ser bem cuidado para continuar funcionando bem. Pense nisso (enquanto caminha na praça nesta tarde).
Esta coluna foi publicada em 16/04/2005, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário