terça-feira, 23 de setembro de 2008

Esqueleto de Aço

O nosso esqueleto, juntamente com nossos músculos e articulações, é a nossa base de equilíbrio e o que faz com que executemos movimentos. E é importante saber que os ossos também podem ficar doentes e entre as doenças dos ossos temos a osteoporose.
A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos, aumentando o risco de inesperadas e repentinas fraturas. Osteoporose, literalmente, significa osso poroso, pois o osso perde massa e força, mesmo que não apresente nenhum sintoma. A menopausa está relacionada à osteoporose, devido aos níveis baixos de estrógeno.
Para detectar a osteoporose deve-se fazer um exame muito simples, chamado densitometria óssea – sem dor e muito eficaz. O tratamento da osteoporose inclui: terapia hormonal, medicamentos, cálcio associado à vitamina D, exercícios de levantamento de peso, injeções de substâncias que levam à formação de osso novo.
Melhor mesmo é prevenir. Os fatores de ricos associados à menopausa são: idade (após 30 anos a massa óssea começa a diminuir), sexo (mulheres), estrutura óssea geral e peso, histórico familiar e histórico de fraturas, uso de medicamentos (esteróides, por exemplo), dietas sem acompanhamento ou muito restritas, patologias (hipertireoidismo, câncer, artrite reumática, deficiência de vitamina D, entre outras).
Há uma relação muito forte entre o tabagismo (fumar) e doença óssea. Esta relação pode se dar de duas maneiras distintas: através do próprio hábito de fumar ou do acúmulo de maus hábitos praticados pelos fumantes (não se exercitar, uso de bebidas alcoólicas, dietas pobres, tomar café, etc.).
Outra relação importante é a relação entre uso de álcool e osteoporose. O álcool pode interferir no balanceamento do cálcio, aumentando os níveis do hormônio paratireoidiano (que age “retirando” cálcio do osso para manter a homeostase mineral no sangue). Outro efeito é sobre a vitamina D: diminui a síntese, o que é prejudicial para a saúde óssea.
Fazer atividade física é muito importante para a saúde óssea, mas cuidado: exercícios em excesso fazem muito mal aos ossos. Quando há exagero nos exercícios, pode começar a ocorrer irregularidade menstrual e, consequentemente, queda dos níveis de estrogênio – logo: maior risco de osteoporose.

Para prevenir a osteoroporose o melhor é:
· Parar de fumar;
· Ter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D;
· Praticar exercícios de forma moderada, regular e orientada;
· Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
· Realizar o exame de diagnóstico (densitometria óssea);
· Evitar o consumo de medicamentos sem necessidades;
· Verificar a necessidade de terapia hormonal (mulheres na menopausa).

Esta coluna foi publicada em 29/08/2008, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Um comentário:

Anônimo disse...

Some studies also indicate that drinking soft drinks (soda, coca-cola, pepsi, etc.), many of which contain phosphoric acid, may increase risk of osteoporosis.