
Muitas coisas são importantes quando o assunto é emagrecimento. Uma delas é o chamado metabolismo. O metabolismo é toda energia que usamos para sobreviver: respirar, andar, comer, trabalhar, etc. Para tudo o que fazemos, temos que ter energia suficiente, ou então, morreríamos.
No geral, o homem tem metabolismo mais alto que a mulher, devido à quantidade de massa muscular que o homem tem. Por isso, seu marido pode comer um bolo inteiro por semana e não engordar uma grama, enquanto você pode comer uma fatia só. A mulher possui mais gordura que o homem, o que torna seu metabolismo mais lento.
Quando o metabolismo é mais lento, como em pessoas que não praticam atividade física, por exemplo, há um gasto maior de tempo para usar a energia dos alimentos, e, por isso, a necessidade energética para sobreviver é menor. Isso quer dizer: precisa comer menos. Quanto mais alto o metabolismo, mais energia é obtida dos alimentos, ou seja, pode comer mais.
Alguns fatores interferem no metabolismo corporal. Entre eles está o clima. Climas frios tendem a aumentar o metabolismo, apesar dos alimentos altamente calóricos consumidos nesta época. Alguns alimentos também aceleram o metabolismo, como café, o chá preto e a pimenta. E tudo indica que quem come mais vezes ao dia (entre 4 e 6 refeições) tem seu metabolismo aumentado.
A atividade física é, sem dúvida, a melhor maneira de aumentar o metabolismo, uma vez que aumenta enormemente o gasto energético diário. Quando o exercício é uma caminhada, por exemplo, a queima calórica já auxilia no aumento metabólico. Do mesmo modo, aumentando massa muscular com a musculação, o metabolismo aumenta consideravelmente, e por esta razão sentimentos tanta fome após uma hora levantando peso.
Alimente-se bem, de modo saudável, fazendo as escolhas certas. Fazer atividade física regular, em local bem arejado ou o mais natural possível, como caminhadas em parques ou trilhas. Não fumar, pois apesar do cigarro aumentar o metabolismo, o prejuízo não vale este benefício. Usar o álcool moderadamente, preferencialmente uma vez ou duas por semana. Evitar o estresse, fazer algum tipo de relaxamento, aproveitar a família. A culpa muitas vezes é nossa, apesar de culparmos o marido, a irmã, a vizinha e a tia. Quem sabe paramos para fazer uma “auto-ajudar” e melhorar o nosso metabolismo, comendo melhor e praticando atividade física? Então, estamos de acordo: engordar realmente significa comer demais e gastar de menos. De qualquer forma, vale como dica: evite todo e qualquer excesso. Boa sorte!
Esta coluna foi publicada em 10/07/2004, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário