segunda-feira, 17 de março de 2008

Fibras em Barrinhas

As barras de cereais são encontradas em três versões: light, diet e normal. A diferença entre elas está na quantidade de gorduras, de calorias e de açúcar. Para as pessoas que querem perder peso, sugiro a barra de cereal light, uma vez que tem menos calorias oriundas de gorduras (lembre-se: 1g de gordura equivale a 9 calorias).
Para os diabéticos, a indicação é a diet, pois não contém açúcar. Lembre-se de ler atentamente o rótulo antes de comprar a barra de cereal se você for diabético: se contiver sacarose, não compre! Cuidado também com a frutose e siga a orientação do seu médico e nutricionista.
As calorias das barras de cereal não devem ser levadas tão a sério, pois 50 a 100 calorias você perde rapidamente! Representa a mesma coisa que comer uma maçã ou uma pêra. Muito melhor que o pedaço de bolo de chocolate que você estava pensando em comer na hora do lanche...
Mas o que há de tão bom nas barras de cereais? As fibras! Elas são ótimas para o funcionamento intestinal. Não só porque melhoram o trânsito intestinal, prevenindo doenças, mas porque levam consigo toxinas e resíduos para serem eliminados juntamente com o bolo fecal. Além disso, as fibras dão a sensação de saciedade e formam uma espécie de gel que provoca a sensação de estômago cheio, importante para quem precisa fazer uma dieta de baixo valor calórico.
Há outros nutrientes interessantes na barra de cereal. O cálcio, por exemplo, importante para a saúde de ossos e dentes. Por esse motivo, a barra de cereal é bem vinda no lanche das crianças, juntamente com outras fontes de cálcio, como leite e queijo.
De maneira geral as barrinhas de cereais contêm: aveia em flocos, flocos de milho, cevada, passas de uva, óleos (de canola, de girassol ou soja), açúcar ou adoçante, e algumas ainda contém chocolate ou frutas.
Pode-se preparar a barra de cereal em casa, e não é difícil. Os ingredientes são: 1 xícara (chá) de flocos de milho, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo ou farinha de aveia, 1 colher (sopa) de adoçante próprio para ir ao forno, 2 colheres (sopa) de óleo (girassol, canola), 4 colheres (sopa) de água, 1 colher (chá) canela em pó, 30g de nozes ou castanha trituradas, 60g de frutas secas picadinhas (passas de uva, frutas cristalizadas).
Para preparar: coloque numa vasilha o cereal, a farinha, metade do adoçante, o óleo, frutas e castanha. Misture colocando duas colheres de água, até ficar homogêneo. Numa outra panela, esquente o restante da água e do adoçante e a canela até ferver. Deixe esfriar. Despeje a massa feita de cereal numa assadeira e aperte bem. Regue com a calda fria de adoçante. Cubra com papel alumínio e asse por 15 minutos. Retire o papel e asse por mais 10 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e corte em barrinha retangulares ou como desejar.
Não está aí uma boa idéia para o lanche das crianças? Ou para aquela horinha do meio da tarde que dá uma vontade louca de beliscar alguma coisa? Ou então para levar para a academia? Experimente. Acho que você vai gostar!

Esta coluna foi publicada em 18/09/2004, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: