
Você acende a luz da cozinha e ela se vira rapidamente assustada com a sua descoberta. A boca está cheia, com um bigodinho de iogurte, em uma mão o pote de sorvete e, na outra, o que sobrou de um pedaço de bolo de chocolate. Você sorri, ela tem vontade de chorar. E agora, amigo, tudo pode acontecer...
As mulheres têm, de maneira geral, mais ansiedade que os homens,. E atacar a geladeira é uma atitude freqüente em pessoas que se sentem ansiosas, tensas ou que simplesmente não conseguem controlar a vontade de comer. Normalmente, estas pessoas têm os dias excessivamente ociosos ou, ao contrário, muito estressantes.
Algumas pessoas conseguem exacerbar as emoções negativas recorrendo a exercícios diários – caminhada, corrida, yoga, aulas de relaxamento ou alongamento. Tem gente que recorre às massagens, banhos de banheira com sais ou óleos aromáticos. Mas tem gente que não tem outro jeito se não recorrer à comida mesmo e somente desta maneira sentir-se melhor.
Se você é uma destas últimas – ou seja, recorre à comida para “gratificar-se” por uma longa (e exaustiva) jornada de trabalho, esteja com a sua geladeira preparada e mantenha a dispensa cheia de alimentos que não lhe custarão seus quilos perdidos nos últimos meses de dieta.
· Tenha sempre a mão estas sopinhas instantâneas de baixa caloria. No verão pode não ser apetitoso por causa do calor, mas no inverno pode servir tanto para aquecer quanto para saciar a fome mais desesperadora.
· Compre alguns iogurtes com polpa (ou pedaços) de frutas, de preferência de baixa caloria. Quando der vontade de comer doce, é uma ótima opção.
· Tenha sempre frutas como banana e maçã na fruteira. A banana, por ser doce, ajuda a diminuir a vontade de comer açúcar. A maçã por ter fibras, mantém a sensação de saciedade por bastante tempo.
· Lembre-se de comprar barrinhas de cereais quando for ao supermercado. Pode ter até cobertura de chocolate. Compre o sabor que mais gostar, pois a maioria tem o mesmo valor calórico (em torno de 100 calorias). Além de saciar, ajuda o intestino a funcionar melhor.
Pior que assaltar a geladeira é ficar sem saber o que fazer para evitar estes ataques de ansiedade, que nada tem a ver com fome de verdade, somente com “vontade de comer”. Pessoas muito ansiosas devem ainda procurar ajuda profissional de um psicólogo, para trabalhar as emoções e evitar crises. Além disso, dieta equilibrada e exercícios físicos ajudam bastante.
Esta coluna foi publicada em 25/03/2006, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário