
Como identificar a nossa intoxicação? Apesar dos sintomas serem inespecíficos, preste atenção nestes sinais: cansaço sem causa aparente, dores de cabeça e musculares, insônia, perda de memória, e irritabilidade. Se a exposição a estas substâncias se tornar exagerada, pode-se evoluir para problemas sérios, como câncer, hipertensão, diabetes, anemia, depressão, disfunção imunológica, entre outros.
O consumo de substâncias tóxicas e metais concentra-se na cadeia alimentar, uma vez que estes tóxicos ficam retidos nos organismos vivos. Muitas vezes, estas substâncias não são eliminadas ou têm sua eliminação muito lenta, o que vai acarretando uma concentração no organismo.
A desintoxicação do organismo pode ser feita através da utilização de agentes quelantes, capazes de “capturar” a substância tóxica, a fim de excretá-la posteriormente. Usa-se também a fitoterapia e suplementação de vitaminas e minerais.
É importante consumir frutas e verduras frescas, procurando os orgânicos que não contêm agrotóxicos. Beber muita água e líquidos naturais, como água de coco e sucos de frutas. Evitar alimentos muito industrializado também. Leia sempre o rótulo dos alimentos e veja a quantidade de aditivos químicos: esta é uma boa maneira de aprender a evitar as substâncias tóxicas.
Entre outras porcarias do mundo moderno que devemos ficar de olho são:
§ Álcool e cigarro: possuem muitas substâncias agressivas e diminuem a imunidade;
§ Comidas processadas e enlatadas: o excesso de conservantes e acidulantes nestes alimentos podem causar intoxicação;
§ Alimentos industrializados: refrigerantes, salgadinhos e biscoitos recheados;
§ Excessos de sal, açúcar, gorduras, conservantes, etc. Nunca canso de repetir: o melhor remédio é a prevenção! A adoção de hábitos mais saudáveis, além de cuidar do meio ambiente, são maneiras de evitar a intoxicação por substâncias tóxicas. São exemplos de medidas: consumo de alimentos orgânicos, reciclagem do lixo, cuidar da água sem desperdiçá-la, uso de meios alternativos de transporte para reduzir a poluição (bicicleta, transporte coletivo, etc.).
Esta coluna foi publicada em 27/04/2007, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário