"Nunca conheci uma nutricionista como a Márcia: extremamente dedicada, comprometida com a evolução e com o aprendizado dos pacientes. Hoje me alimento de forma saudável porque aprendi com ela. Cada consulta traz uma nova expectativa, um novo aprendizado e a convicção do sucesso. E é assim que os resultados vão aparecendo, gradativamente, na balança e na minha vida". (Fernanda Stecanella Marcolin Ribeiro, advogada de Porto Alegre)
Dietas para perder peso é o que não falta. Elas estão em revistas, sites, jornais e na conversa informal do salão de beleza. As “Dietas da Moda” geralmente são regimes restritos em nutrientes, nutricionalmente desequilibrados e podem causar muitos danos à saúde.
O radicalismo alimentar, influenciado por comerciais da televisão ou anúncios em revistas pode levar a uma perda de peso rápida, com a recuperação posterior do peso em igual volume ou ainda com mais ganho de peso. É o famoso efeito sanfona, tendo como resultado perda de massa muscular e de água, e não propriamente perda de gordura. Em jovens, especialmente mulheres, a vontade perder peso a qualquer preço pode provocar distúrbios alimentares graves, como anorexia e bulimia. Quem quer ou precisa perder peso deve buscar uma dieta com alimentos nutritivos, equilibrada, elaborada e orientada por um profissional capacitado. O ideal continua sendo a reeducação alimentar, acompanhada de atividade física. Não existe fórmula mágica para emagrecer. Além disso, cada pessoa tem necessidades nutricionais e calóricas diferentes e cada caso deve ser analisado individualmente por um nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário