
Além de mesa, ele tem sua importância para a economia do país. Estima-se que no Brasil, planta-se em torno de 40 mil hectares somente do limão Tahiti. Deste modo, a importação estimula o investimento na atividade, incentivando o plantio. A safra normalmente é de janeiro a julho. Apesar disso, seu preço no mercado anda meio “azedo”.
O valor das frutas cítricas está no seu conteúdo de vitamina C e de ácido cítrico, que aumenta a absorção de cálcio pelo organismo, evitando a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes. A vitamina C é antioxidante, então o limão é inimigo das substâncias prejudiciais do organismo: os radicais livres. Esta vitamina também auxilia na cicatrização e aumenta a absorção de ferro dos alimentos.
O limão substitui com vantagem o vinagre, pois é muito nutritivo e seu sabor é natural. Hoje, os tipos de limão mais conhecidos são o limão galego, o siciliano, o rosa, o bravo, o cravo e o taiti. E o valor calórico é baixíssimo – 100g de limão contém em torno de 30 calorias. Por este motivo o suco de limão (com adoçante) é uma ótima opção para quem está de dieta: tem poucas calorias, é nutritivo e refrescante.
O cuidado que se deve ter ao usar o limão é o de não expor ao sol antes de lavar bem as mãos ou partes do corpo que estiveram em contato com seu suco ou essência. Deste modo evita-se a queimadura característica, que mancha a pele com uma coloração escura.
Para o uso do limão, vale a pena dar algumas dicas:
· Quando comprar, escolha os com casca verde e lisa, mais pesados, e que cedam um pouco ao apertar – estão maduros e cheios de suco. Algumas pessoas mergulham o limão em água fervente por 5 minutos para dar mais suco. Eu não recomendo, pois a vitamina C é perdida em temperaturas altas;
· Ao chegar em casa, lave bem para tirar poeira e resquícios de pesticidas. Guarde em local seco e arejado;
· Para cortar frutas que escurecem (banana, maçã, abacate), pingue algumas gotas de limão;
· Ao usar limão, lave bem as mãos com água corrente e sabonete, pois a exposição ao sol causa queimaduras na pele, muitas vezes graves;
· Ao cozinhar brócolis, repolho, quiabo, couve-flor, pingue limão à sua água. Assim, tira o cheiro forte forte e não deixa o quiabo com “baba”.
Enfim, são inúmeras as vantagens oferecidas pelo limão. Para quem vive fazendo cara feia para ele, estas informações são importantes. É um sinal de que, apesar de ser azedinho, ele só faz bem!
Esta coluna foi publicada em 02/06/2005, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário