
Esta dieta foi criada há cerca de 30 anos, pelo endocrinologista Alfredo Halpern, da USP. O controle dos pontos é rigoroso: até bala é contabilizada. Com isso você irá controlar as calorias através dos pontos que cada alimento vale. Cada ponto equivale a 3,6 calorias. A lista de pontos dos alimentos pode ser obtida em diversos sites na internet.
Para as mulheres, de maneira geral, o somatório deve ser de 300 pontos, e para os homens 400 pontos. A variedade dos alimentos e da pontuação permite conhecer o valor de cada alimento que se consome, de modo que se um alimento tem pontuação alta, isso quer dizer que ele é calórico. É um caminho para a reeducação alimentar, pois a idéia é deixar a pessoa livre para consumir os alimentos que gosta – numa quantidade adequada.
Alguns alimentos valem zero ponto. Podem ser os temperos: alecrim, alho, cheiro-verde, hortelã, louro, pimenta, vinagre e limão. Podem ser algumas verduras: acelga, agrião, chicória, escarola, espinafre, mostarda, pepino, pimentão, repolho, salsão, tomate. E algumas bebidas: água, café, chá e limonada sem açúcar.
Por outro lado, será que a pessoa, sozinha, consegue montar uma dieta adequada? Será que escolhendo os alimentos apenas pelo seu valor calórico, não estamos tirando o foco principal da reeducação alimentar: qualidade na dieta? Será que estamos apenas contando os pontos ou estamos realmente aprendendo o valor nutricional daquele alimento?
Mais uma vez é preciso lembrar algumas regras básicas (para qualquer dieta):
· 55% devem ser de carboidratos: pães, massas, cereais, frutas e verduras. De preferência que sejam integrais, pois são ricos em fibras. Os doces entram aqui, em pequena quantidade.
· Até 15% deve ser proteína: carnes, leite, iogurte, queijo. De preferência que sejam magros.
· Até 30% deve ser gordura: azeite, óleos (soja, milho, girassol ou canola), manteiga. De preferência evitar frituras. Para aumentar a queima calórica, faça atividade física. Caminhe, corra, vá para academia. Além de você se sentir mais leve, terá um incentivo a mais para fazer a escolha certa dos alimentos. Para perder peso você precisa contar 1 + 1: os pontos dos alimentos e os “pontos” do exercício! Viu, só?
Esta coluna foi publicada em 03/2005, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário