sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ai, Que Ódio!

Parece até conspiração.
O dia começa cedo e, para a maioria dos mortais, nada de “só mais cinco minutinhos” na cama. O tapete está ali, pronto para te fazer escorregar. A água da pia está gelada. A pasta de dentes está acabando. O cabelo está cheio de nós. O cachorro roubou sua pantufa. Seu filhinho fez xixi na cama... pela terceira vez esta semana.
O que mais pode acontecer ainda antes de você sair de casa? Nada. A não ser o fato de que você está de dieta – aquela dieta super rigorosa, que deixa até o Dalai Lama nervoso. Regime e mau humor parecem andar juntos e tudo isso tem explicação.
A modificação de humor em dietas, em especial dietas com pouco ou nenhum carboidrato, parece estar relacionada com a modulação da serotonina, um neurotransmissor do sistema central. Ora, quem não ficaria “raivoso” sem bolacha, macarrão, pão e cereais?
Então, cada vez mais devemos nos convencer de que a dieta extremamente restritiva é desastrosa. Não comer carboidrato ou comer baixíssimo teor calórico pode levar a outros problemas, como perda de massa muscular, prisão de ventre, depressão, etc.
O que é ideal, então? Batendo na tecla de sempre, afirmo: reeducação alimentar. Uma dieta equilibrada, com frutas e verduras, carboidrato, proteína e gorduras, é a solução. Beber bastante água é fundamental. A variedade na alimentação é muito importante para uma dieta saudável.
E para acabar de vez com o mau humor, dá-lhe exercícios físicos. Uma simples caminhada de 30 minutos emagrece, faz você suar e melhora o humor. Faça uma pequena caminhada todos os dias e pronto: adeus, raivinha!

Esta coluna foi publicada em 06/06/2008, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: