
E como se não bastasse existir um tipo de TPM, na verdade, existem quatro tipos: A, C, H e D, e uma mulher pode apresentar os sintomas de um ou mais tipos. Coitadinha! Mas não é o fim do mundo, mas o começo de uma nova vida – em especial nova vida alimentar. A TPM pode ser atenuada ou até mesmo eliminada através do consumo de certos nutrientes.
Descubra qual é a sua TPM e como tratar:
· Tipo A: ansiedade, tensão e irritação – e até agressividade – são os principais sintomas. Para este tipo de TPM recomenda-se o uso de vitaminas do complexo B, vitamina E e magnésio.
· Tipo C: aumento do apetite, dor de cabeça, fadiga. Remenda-se a suplementação de magnésio – especialmente quando o sintoma é vontade de comer chocolate.
· Tipo H: aumento de peso, inchaço (em especial das mamas), distensão abdominal. Evitar o consumo de sal, para evitar e retenção líquida.
· Tipo D: depressão, choro, distúrbios do sono (sonolência ou insônia) e confusão mental. Consumir gorduras boas, que vem da linhaça, sementes de girassol, gergelim, abacate.
Para todos os tipos de TPM o tratamento deve iniciar com uma “limpeza” do organismo, em especial do fígado: beber bastante líquidos, comer muitas frutas e vegetais. Evitar o consumo de carnes gordurosas, açúcar, álcool, e cafeína.
Durante toda a “limpeza” é fundamental a prática de atividade física. Isso porque os exercícios físicos provocam a liberação de endorfinas, que é a “droguinha” do bem-estar pós-exercício.
E o mais importante é o auto-conhecimento. Quem conhece o próprio corpo já sabe que está entrando nesta fase turbulenta. Então, basta conscientizar-se de que está numa fase “difícil” do mês e que logo irá passar. Isso torna o “inferno” mensal menos cruel.
Esta coluna foi publicada em 11/07/2008, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário