segunda-feira, 28 de julho de 2008

Doente Por Não Fazer Nada

Todos nós sabemos que a atividade física é muito importante para reduzir e prevenir os riscos de doenças do coração. A pergunta é: estamos fazendo exercícios? O risco de problemas cardíacos é maior em pessoas sedentárias, comprado com aquelas pessoas que praticam alguma atividade física regularmente.
A desculpa é sempre a mesma: “não tenho tempo”. Afinal de contas, de manhã preciso dormir até o último minuto e sair correndo sem tomar o desjejum. Depois do almoço, preciso descansar, pois a manhã foi extenuante. E de tarde, só quero chegar em casa, tirar os sapatos e me jogar no sofá em frente a televisão para ver o jogo de futebol ou a novela.
Identificou-se com este perfil? Pois bem, você é um forte candidato a responder esta pergunta: você está preparado para um infarto? Pois se a resposta é não, comece a mudar seus hábitos e a incluir pelo menos 30 minutos do dia de exercício físico – seja uma leve caminhada no sol depois do almoço, seja no início ou final do dia. E aquela academia na esquina de sua casa, que está “te chamando” há meses: encare! Vá até lá e faça umas aulas experimentais, só para ver se você gosta. Aposto que sim!
O exercício físico não deve ser encarado como uma atividade narcisista, pois ficar sarado não é o único benefício da malhação. Botar toda a musculatura para trabalhar e suar a camisa faz que com a saúde fique em dia: indivíduos sedentários têm 30% a mais de chance de desenvolver doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, e risco de mortalidade maior destas doenças.
Além dos exercícios físicos, a mudança de hábitos alimentares é fundamental para entrar no clima de “vida mais saudável”. Essas mudanças incluem o controle do consumo de álcool e de carne vermelha, ou seja, repense o final de semana lotado de churrascos em pró de mais saúde. Beber bastante água, sucos, chás e água de coco é fundamental, evitando o consumo excessivo de bebidas com álcool.
Um hábito que também é muito saudável: visitar seu médico e fazer exames de rotina. Neste caso, estamos falando em prevenção. Então é só isso: mude a sua alimentação, comece a fazer exercícios e visite seu médico para exames de rotina. Agora, sim: viva com mais saúde!

Esta coluna foi publicada em 20/06/2008, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: