terça-feira, 11 de março de 2008

Adolescência, Acne e Dieta


Quando olho fotos de alguns anos atrás, vejo que meu rosto já foi também marcado pela “tatoo” da adolescência: a acne (ou popularmente conhecida como espinha). É comum nesta idade, por muitos fatores, entre eles a alimentação. Pode persistir na idade adulta, mas isso vai depender do cuidado que cada um tem com a pele.
A acne é uma doença, geralmente de predisposição genética. As manifestações da doença pode se dar através de cravos e espinhas, e ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea na glândula. Geralmente aparece mais na face do indivíduo e nas costas.
Independente da causa da acne, o primeiro passo a ser dado é procurar um dermatologista, que é especialista em doenças de pele. Assim, ele irá detectar qual o fator que faz com que você tenha acne. Pode ser apenas um problema hormonal, comum na puberdade, o momento da anarquia hormonal e revolução corporal. Ou pode ser o uso incorreto de cosméticos, como produtos gordurosos demais para o seu tipo de pele.
O tratamento deve ser desde o início, e é de longa duração. Desse modo, evitamos seqüelas, como cicatrizes na pele. Além disso, o emocional deve ser levado em conta, já que um rosto cheio de marcas diminui a auto-estima dos jovens.
Algumas coisas nós podemos fazer: higiene da pele, evitar os maus hábitos (isso significa: não esprema, não cutuque), tomar cuidado antes de ir para o sol, e alimentação. O dermatologista irá indicar um sabonete ou loções de limpeza especiais para a sua pele.
Na parte da alimentação, os alimentos com muita gordura irão se refletir na sua pele. Chocolate e amendoim estão cotados como gordurosos. Aqui vale a lei do equilíbrio e da moderação. Leite e derivados devem ser magros, e os condimentos fortes devem ser evitados. Beba muita água. Seja persistente: frutas e verduras devem estar presentes diariamente na sua alimentação.
Outra coisa muito importante é o consumo de fibras. Quanto mais fibras você comer, menos gordura você irá absorver. Assim, aveia, farelo de trigo e outros cereais integrais devem ser consumidos, juntamente com líquidos. Lembre-se que as fibras melhoram o trânsito intestinal, mas devem ser acompanhadas de muita água.
Evite o excesso de gordura em frituras e preparação dos alimentos. Batatinhas fritas, bolachas recheadas, pastel, salgadinhos, e todos aqueles alimentos gordurosos devem ser evitados temporariamente. Isso também faz parte do tratamento. Não somente os adolescentes devem seguir essa recomendação, mas também seus pais e amigos, para incentivar a alimentação correta. Assim, com este apoio, fica mais fácil lutar contra a acne.

Esta coluna foi publicada em 05/02/2005, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: