terça-feira, 11 de março de 2008

Amigos do Peito


Muitos estudos comprovam que certos alimentos previnem doenças do coração. Do mesmo modo, estudos descobrem os “inimigos”, aqueles alimentos que deveriam ser consumidos com moderação.
Alguns alimentos fazem parte de uma classificação especial, e por isso levam o nome de Alimentos Funcionais. Para levar este título devem proporcionar benefícios à saúde, prevenir doenças ou trata-las. Na maioria das vezes eles já fazem parte da nossa dieta habitual e exercem suas funções sem que percebamos.
O estudo destes alimentos ocorreu devido alguns fatos que eram comuns a grupos de pessoas que tinham o costume de ingerir determinado alimento e a relação com certas doenças. Os esquimós, por exemplo, com alto consumo de peixes, tem baixo índice de problemas cardíacos. Os franceses, grandes consumidores de vinho tinto, também têm este índice baixo. As mulheres orientais consomem grande quantidade de soja e têm pouco câncer de mama.
Em especial, aqui vai uma tabela com os principais compostos ativos, o efeito fisiológico e suas fontes de alimentos funcionais:
Carotenóides - Antioxidantes e anticancerígenos (útero, mama, próstata, reto, pulmão, cólon). Frutas e verduras (principalmente as amarelas, laranja e verde escuro).

Fitoesteróis - Reduzem o colesterol total e LDL (“mau colesterol”). Óleos vegetais, sementes, nozes.

Glucosinolatos - Fazem a detoxificação do fígado, são anticancerígenos e antimutagênicos.
Brócolis, couve-flor, repolho, palmito, alcaparra.


Ácido fenólico - Antioxidante. Frutas (uva, morango), vegetais (tomate, berinjela, pimenta, tomate, agrião), chá.

Flavonóides - Antioxidantes, reduzem o risco de câncer e doenças cardiovasculares. Frutas cítricas, couve, tomate, soja, salsa, nozes, cereja.

Isoflavonas - Inibem acúmulo de estrogênio, reduzem o risco de câncer. Leguminosas, principalmente a soja, legumes.

Catequinas - Antioxidantes, reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Uva, vinho tinto, morango, chá verde, chá preto.

Antocianinas - Antioxidantes, antimutagênicos. Frutas (amora, framboesas).

Ácidos graxos Omega-3 e Omega-6 - Reduzem o risco de doenças cardiovasculares e pressão arterial. Peixes de água fria, óleo de canola, linhaça, nozes.

Oligossacarídeos e polissacarídeos - Reduzem o risco de câncer e níveis de colesterol. Frutas, verduras, leguminosas, cereais integrais.

Prebióticos - Regulam o trânsito intestinal e a pressão arterial, reduzem o risco de câncer e os níveis de colesterol total e triglicérides. Raiz de chicória, cebola, alho, tomate, aspargo, banana, trigo, mel, aveia, centeio, alcachofra.

Probióticos - Regulam o trânsito intestinal e a pressão arterial, reduzem o risco de câncer e os níveis de colesterol total e triglicérides. Iogurte, leites fermentados

Além de uma alimentação saudável, não podemos esquecer que exercícios físicos e hábitos saudáveis também são amigos do coração: não fumar, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e o estresse. Os alimentos funcionais não são mágicos, mas realizam maravilhas no nosso corpo.

Esta coluna foi publicada em 29/01/2005, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: