segunda-feira, 10 de março de 2008

Câncer, Fatores Dietéticos e Prevenção

Câncer é uma doença na qual células saudáveis param de funcionar e amadurecer apropriadamente, sofrendo um processo de multiplicação desorganizada. Na maioria das vezes o câncer é fatal se não tratado.
Todos os tipos de câncer (carcinoma, sarcomas, miomas, linfomas e leucemias) podem ser causados por uma variedade de fatores, que vão desde a poluição ambiental ao fumo do cigarro, radiação, pesticidas, metais pesados, uso de hormônios, químicos industriais, assim como a capacidade do próprio organismo em proteger-se.
O início pode dar-se de diversas maneiras, como, por exemplo, através de dietas pobres em fibras, que podem prolongar o tempo de permanência dos produtos de eliminação no intestino, provocando maior exposição a agentes que provocam câncer. Após o início, o processo do câncer pode permanecer indetectado por muitos anos.
Segundo a Academia Nacional de Ciências, os fatores dietéticos e nutricionais são os agentes primários para iniciação e promoção do câncer. O excesso de ingestão de gorduras é um dos fatores-chave mais importantes relacionados ao câncer, principalmente a gordura animal, que tem sido consistentemente implicada em vários tipos de câncer. Os mais comuns incluem o de mama, colo, reto, útero, próstata e rins.
Muitos pesticidas e produtos químicos industriais, que se encontram no meio ambiente, podem acelerar a formação de câncer. O alto consumo de proteína animal também tem sido associado com o aumento de risco de câncer da mama, colo, pâncreas, rins, próstata e endométrio. Alguns alimentos, como os defumados ou tratados com sal, podem conter substâncias carcinogênicas.
Porém, através da alimentação também é possível diminuir o risco de câncer. Conheça alguns nutrientes e suas fontes alimentares:
· Beta-caroteno: precursor da vitamina A, encontrado nas cenouras, espinafre e verduras verdes. O tomate tem destaque especial, pois contém licopeno, um carotenóide importante na prevenção de câncer de próstata.
· Vitamina B6: importante para manter a integridade do sistema imunológico e membranas celulares. Encontrada em carnes, grãos integrais, gérmen de trigo, amendoim, abacate.
· Vitamina C: importante para manter a atividade imunológica do organismo. Encontrada em frutas cítricas (laranja, tangerina, acerola), brócolis, tomate, pimentão.
· Vitamina E: com poder antioxidante, mantém íntegra a membrana celular. Encontrada em legumes e verduras frescas, ovos, germe de trigo, óleos vegetais e ervas.
· Quercitina: é um flavonóide presente na cebola, no brócolis e na uva, cujo poder antioxidante é poderoso. É utilizado como substância que bloqueia o crescimento do câncer.
· Proantocianidina e resveratrol: dois bioflavonóides encontrados nas sementes de uva e vinho tinto.
Portanto, nada melhor do que uma dieta bem equilibrada e variada, saladas coloridas e a combinação de alimentos de todos os grupos alimentares. Grãos integrais são sempre melhores que refinados, ingerir menos gorduras saturadas e diminuir a ingestão de proteínas de origem animal, são recomendações para se proteger não só do câncer, mas de diversas doenças.

Esta coluna foi publicada em 10/05/2003, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: