
Diet são os produtos que não contém açúcar em sua fórmula, e que têm um fim especial: os diabéticos. Por sua vez, os produtos light se caracterizam pelo baixo valor calórico, que pode ser por conter menos gordura e açúcar. Estes, então, servem para dar aquele suporte na sua dieta. Já o termo low fat quer dizer baixo teor de gordura. Para quem quer reduzir ao máximo as calorias da alimentação, o ideal é optar pelos light e low fat, já que os diet não contêm açúcar, mas pode conter muita gordura, como é o caso dos chocolates dietéticos.
Estes produtos são artifícios usados para quem quer perder peso e podemos sim nos beneficiar deles – mas usar o bom senso é imprescindível. Veja só: a gordura é importante para ajudar o corpo a absorver as vitaminas A, D, E e K, dar sabor aos alimentos, formar células e enzimas necessárias ao bom funcionamento do organismo. Simplesmente erradicar este nutriente da dieta será uma maneira fácil de erradicar a saúde também.
Os açúcares também são importantes para o dia a dia. São os chamados carboidratos, nossos fornecedores de energia rápida, sempre pronta para ser usada pelo organismo. Quando optamos em usar somente produtos diet e cortamos o açúcar de nossa dieta, corremos sérios riscos: hipoglicemia, perda de massa muscular, irritação, cansaço, dor de cabeça... Se você quer uma vida mais saudável, sem tirar o sabor doce do açúcar, opte pelo açúcar mascavo: ele é um açúcar mais íntegro e contêm muitos nutrientes (ferro, cálcio, magnésio, potássio). O mel também é muito saudável: lubrifica os bronquíolos, ajuda a expectorar e ainda beneficia o intestino.
Muitas pessoas começam a consumir apenas produtos dietéticos porque querem emagrecer. O chocolate é o melhor exemplo: sua versão diet é muito mais calórica que a comum. Isso se explica pelo fato de que o chocolate comum é basicamente 60% cacau e 40% açúcar. Já o chocolate dietético é praticamente mais de 90% cacau e 10% adoçante. Portanto o percentual de gordura do chocolate dietético é maior que o comum, e isso faz com que seja mais calórico.
A verdade mesmo é que cada vez mais as pessoas se preocupam com o que é light ou diet e se esquecem que existe uma maneira muito mais saudável de enfrentar as calorias: reeducando o paladar para o sabor verdadeiro dos alimentos. O melhor começo é aprender a resistir à tentação do excesso de açúcar e do sal. Por que adoçar os sucos das frutas? Por que adoçar tanto o café, que é naturalmente uma bebida meio amarga? Será mesmo necessário salgar tanto as carnes e os molhos?
Vale a pena mudar, e o organismo só se beneficiará. Reeducar o paladar é descobrir o verdadeiro sabor dos alimentos. Não será um simples pedaço de bolo, feito com amor, prazer, açúcar e gordura, que destruirá todos os esforços de manter a saúde ou a boa forma. Use o bom senso e seja feliz nas suas escolhas!
Esta coluna foi publicada em 24/05/2003, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário