terça-feira, 11 de março de 2008

Dieta e Exercício: Uma Dupla Inseparável

Sabemos que para ter uma vida mais saudável precisamos unir alimentação e atividade física. A dieta e o exercício físico são uma dupla inseparável. Mas, como deve ser a dieta daqueles que fazem exercício mais intenso?
Como norma geral, uma dieta saudável e equilibrada pode cobrir perfeitamente todos os requisitos do desportista e somente em certas condições serão necessários aportes específicos acima dos requisitos normais. Nestas situações incluem-se atividades de longa duração (maratonas, por exemplo) ou quando se realizam trabalhos de musculação em grandes volumes de carga.
Quando se faz uma atividade física, o gasto calórico diário de um indivíduo saudável aumenta. Dessa forma, é possível aumentar as calorias diárias consumidas através da alimentação. Ao ingerir mais alimentos para garantir o aporte calórico da atividade física, há uma menor probabilidade de déficits alimentares – desde que a dieta seja variada e equilibrada.

A dieta de uma pessoa fisicamente ativa deve ser:
- Rica em carboidratos complexos, como pães, massa, arroz e batata. Os carboidratos servirão como energia para a atividade;
- Rica em proteínas de alto valor biológico, como leite e seus derivados, carne e ovos. As proteínas irão fornecer aminoácidos para a construção muscular e regeneração dos tecidos. Mas atenção levantadores de peso de plantão: embora colabore no aumento da massa muscular, por si só as proteínas não aumentam a massa. O responsável por esse aumento é o correto treinamento da força muscular;
- Adequada em vitaminas, minerais, água e fibras. Daí a importância da ingestão de frutas e verduras diariamente;
A água jamais deve faltar no dia-a-dia do desportista. Ele é responsável pela regulação da temperatura corporal. A perda de 1 a 3% do peso corporal em água causa diminuição do rendimento desportivo e uma maior probabilidade de lesões. Beba água sem ter sede, antes, durante e após a sua atividade física. E outra coisa importante: as bebidas alcoólicas devem ser especialmente evitadas após o exercício, pois o álcool tem um efeito diurético e a perda de água pode ser ainda maior.
As modificações na dieta são voltadas principalmente para que não ocorra um esgotamento das fontes energéticas durante o exercício. Duas regras básicas devem ser lembradas: jamais fazer atividade física em jejum e beber muita água após o exercício.Antes de sair comprando comprimidos de vitaminas ou produtos de suplementação alimentar é importante que o esportista passe por uma avaliação física e nutricional detalhadas, para verificar se há necessidade de uma orientação para carências específicas. Não jogue dinheiro fora. A prioridade aqui é saúde. E isso, nenhum dinheiro compra.

Esta coluna foi publicada em 05/04/2003, no Jornal da Região (MG). Autora: Márcia Keller Alves

Nenhum comentário: